No Brasil, o ambiente fiscal e tributário costuma ser bem complexo e, por conta disso, muitas empresas que não seguem corretamente as normas estabelecidas pelo Fisco, podem sofrer graves consequências.
É aí que surge o compliance, se tornando extremamente necessário para que as organizações se adequem às legislações e garantam a conformidade de seus processos.
Porém, ainda é comum que muitas empresas não adotem essa prática para blindar a empresa de possíveis riscos fiscais. Pensando nisso, criamos este artigo para explicar melhor sobre esse assunto tão importante para o seu negócio. Aproveite a leitura!
O termo “compliance” tem origem no verbo inglês “to comply”. Em tradução livre, significa: “agir de acordo com as regras”
Dessa forma, trazendo para o contexto organizacional, o compliance fiscal e tributário tem como objetivo garantir que pequenas, médias e grandes empresas cumpram todas as suas obrigações legais, seguindo de acordo com as legislações das esferas municipal, estadual e federal.
Portanto, enquanto o departamento fiscal fica responsável por garantir o cumprimento das obrigações impostas pelo Fisco, o departamento tributário visa o recolhimento destes encargos de maneira correta.
Ao implementar um sistema que garante o compliance das áreas tributárias e fiscais, a empresa pode adquirir diversos benefícios, tais como:
Além disso, há outros benefícios indiretos que impactam a empresa como um todo, trazendo mais geração de valor ao negócio e a valorização da marca, o que garante maior destaque em relação à concorrência.
Confira algumas dicas para assegurar a qualidade das informações em seus processos fiscais e tributários:
Com o planejamento, é possível saber exatamente quais são os tributos pagos e sua frequência, além de comprovar o pagamento. A ideia aqui é ganhar maior previsibilidade e desenvolver novas estratégias que podem auxiliar a reduzir a carga tributária.
Tenha todos os documentos fiscais organizados e armazenados corretamente, garantindo o controle sobre as entregas, além de ter em mãos os registros fiscais emitidos e recebidos pela organização. A gestão de documentos fiscais também permite descartar erros e mantém a empresa protegida contra possíveis multas.
Além dos tributos federais, existem os estaduais e municipais. Portanto, é imprescindível ficar de olho nas regras fiscais relacionadas às atividades da sua empresa.
Muitas empresas acham que a fiscalização não vai acontecer e, assim, não realizam as atividades tributárias do modo correto. Porém, é importante se preparar para ser fiscalizado a qualquer momento. Estar em compliance ajuda o seu negócio a se prevenir e evitar possíveis problemas no futuro.
Com a quantidade de normas e obrigações tributárias existentes, fica complicado para que o profissional da área se mantenha atualizado e preparado em tudo aquilo que deve fazer para garantir o compliance utilizando apenas processos manuais, não é mesmo?
Por isso, a CS-Integra oferece as melhores soluções para o seu negócio a fim de otimizar e tornar o processo de compliance fiscal e tributário muito mais prático, rápido e seguro. Entre em contato conosco e conheça nossos softwares!