Quais são as obrigações acessórias para 2023?

Todas as pessoas que atuam na área fiscal estão cientes da complexidade do Sistema Tributário Nacional, não é mesmo? Desse modo, é necessário ter cuidado para garantir que todas as obrigações acessórias sejam declaradas de forma adequada ao Fisco.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te ajudar na organização em relação às principais obrigações acessórias que devem ser declaradas em 2023. Portanto, para conferir, continue com a leitura!

2023: Principais obrigações acessórias

Independentemente do tipo de negócio ou enquadramento tributário, é indispensável que as organizações sigam as normas estabelecidas pelo Fisco. Desse modo, entre as exigências impostas estão as obrigações acessórias, que são declarações auxiliares que servem para informar os órgãos a respeito do pagamento das obrigações principais.

Desse modo, confira algumas das declarações obrigatórias para o ano de 2023!

Obrigações mensais

Quanto aos relatórios que devem ser entregues mensalmente estão:

  • DES: sigla para Declaração Eletrônica de Serviços. Esse relatório é de competência municipal e deve ser entregue como forma de declarar ao fisco o total de serviços prestados durante todo o mês.
  • GIA: Guia de Informação e Apuração do ICMS. Sendo uma declaração de competência estadual, no documento deve constar todas as entradas e saídas da empresa.
  • DCTF: significa a Declaração de Débitos Tributários Federais. O documento em questão serve para declarar os dados referentes a vários tributos e contribuições, como IRPJ, IOF, etc.

Obrigações acessórias anuais

Além das demandas mensais, existem também as que são anuais, veja duas das principais a seguir:

  • DIRF: Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte. Sendo emitida pela fonte pagadora, como a sua empresa, ela serve para informar à Receita Federal quanto às retenções de impostos efetuadas nos pagamentos e recebimentos realizados pela organização.
  • RAIS: sigla para Relação Anual de Informações Sociais. Esse documento é usado para que o governo entenda mais sobre as atividades trabalhistas do país, por exemplo, entender quais são os colaboradores com direito a PIS/PASEP.

Já estão com todos os documentos da empresa preparados para declarar ao Fisco neste ano? Ah, e lembre-se que esses são apenas os principais. Pois, devido a complexidade do sistema, são diversos os documentos, podendo variar de acordo com a sua modalidade tributária, por exemplo.

Conclusão

São diversas as obrigações que devem ser declaradas ao Fisco, não é mesmo? Porém, não se preocupe. Pois, caso queira garantir que todas as suas obrigações sejam cumpridas de forma adequada, evitando problemas com a justiça, basta contar com a CS-Integra.

Aqui, em nossa empresa, terá acesso a uma consultoria que te dará o suporte necessário para que melhore as áreas fiscal, contábil e jurídica da sua empresa. Ah, e além disso, o melhor é que poderá contratar nossos serviços para projetos específicos ou de forma recorrente.

Quer entender melhor sobre o nosso serviço e como ele poderá te auxiliar? Então acesse o nosso site agora mesmo.

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Para que tenha acesso a mais artigos como esse, confira o nosso blog!

escrever um comentário

Seu endereço e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com*

*
*

whatsapp