De acordo com a operação comercial da empresa, vão existir as incidências tributárias sobre essas transações. Para um melhor processo e manuseio da operação comercial é necessária a tecnologia na operação fiscal. Nesse sentido, o ERP (Enterprise Resource Planning) precisa estar parametrizado e configurado para auxílio dos cálculos, emissão de notas e tudo aquilo que evidência sobre o que a empresa está produzindo, vendendo ou prestando (devido a volumetria, evitando sempre intervenções e ações manuais dos colaboradores).
Os sistemas como ERP, sejam quais forem entre as vastas opções que temos no mercado, visam otimizar tempo, trazer segurança, compliance e agilidade. Essa ferramenta tem diversos módulos e visa atender todas as áreas da empresa, como fiscal, financeiro, produção, logística, marketing, jurídico, entre outros.
Basicamente, o software ajuda você a administrar toda a empresa, oferecendo suporte à automação. E, além disso, aos processos de finanças, recursos humanos, produção, cadeia de suprimentos, serviços, procurement e muito mais.
O ERP, dentre os módulos existentes e disponíveis para aquisição da empresa, visa trazer e proporcionar mais agilidade e segurança na visão dos dados. Informações estas que, muitas vezes, vão servir para que todas as áreas se comuniquem, permitindo uma melhora na tomada de decisão, preço, custo, etc.
Hoje, o ERP deve e pode ser usado por todos os colaboradores da empresa, fazendo com que cada um possa trazer as informações necessárias para as atividades cotidianas, sejam elas ações do que a empresa faz, produz, se posiciona no mercado e também do que precisa prestar de dados ao fisco e Receita Federal.
A boa parametrização mediante ao bom conhecimento fiscal da operação da empresa visa benefícios como o melhor entendimento dos custos, formação de preço, vantagem competitiva, volumetria e dados que proporcionam a visão real do que a empresa opera dentro do seu ramo de atividade.
Muito se diz que não há como mudar aquilo que não é medido. Então, como poderá saber se está indo bem se não sabe ou não tem a visão do que acontece? Tempo, dado e visão é dinheiro. Por isso, o uso da tecnologia na operação fiscal é essencial!
Hoje em diante, a tecnologia é uma grande aliada de todas as organizações, proporcionando uma qualidade de dados capaz de mudar tudo dentro da empresa, como sua posição no mercado, quantidade de recursos necessários, capacidade para se alcançar o objetivo desenhado, etc.
Entre todas as áreas e módulos que citamos acima que o ERP pode ter, se baseando na área fiscal, é muito comum ouvirmos falar em matriz de impostos.
Essa funcionalidade visa criar, literalmente, uma vasta padronização dos diferentes tipos de operação para que cada ação tenha o desenho do que fiscalmente irá se representar. Por exemplo, se eu sou de um estado e estou vendendo para um cliente de outro estado, teria uma opção dentro da minha matriz de impostos que se encaixam para esse tipo de venda.
Sendo assim, sistematicamente, o mesmo já fará todo o amparo legal do que se deve aplicar na venda, como o devido CFOP, associado a emissão de nota (que deve sair junto a mercadoria que está sendo vendida), visando de forma sincronizada, a escrituração da nota fiscal no livro fiscal da empresa, o pagamento ou não do imposto, a determinação da data de pagamento desse dever, a provisão da área devida de pagamento e, em um futuro de poucos dias, esses dados farão parte de alguma obrigação acessória de posicionamento dos dados ao fisco através de alguns dos SPED’s de forma geral (seja EFD Fiscal, EFD Contribuições, GIA e entre outros).
Agora, chegou o momento de entender os benefícios que a tecnologia na operação fiscal proporciona. Veja abaixo!
Quer garantir todas essas vantagens? Conte com a tecnologia na operação fiscal da sua empresa!
O ERP é uma tecnologia indispensável para qualquer tipo de operação comercial, produtiva, fiscal, financeira, jurídica, RH, entre outras.
E, dentro da área fiscal, há a otimização e montagem de uma matriz de imposto para as diferentes formas de compra/venda e ou prestação de serviço da empresa, visando maior controle, segurança e agilidade nos processos de grande volumetria. Além disso, também proporciona a redução de perdas, prejuízos e retrabalhos.
Portanto, conte com a tecnologia na operação fiscal e tenha acesso a todos esses pontos positivos. Para isso, saiba que a CS-Integra poderá te auxiliar. Entre em contato conosco e confira!